área restrita

Defensores participam de encontro com a Rede de Atenção Psicossocial

24/10/2023

Defensores participam de encontro com a Rede de Atenção Psicossocial

Os associados Hugo Fernandes Matias, coordenador de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa e também da Coordenação de Direitos Humanos; Adriana Peres Marques dos Santos, coordenadora da Infância e Geana Cruz de Assis Silva, coordenadora adjunta da Comissão da Anadep dos Direitos da Pessoa com Deficiência, participaram do 3º Encontro da Rede de Atenção Psicossocial com a Defensoria Pública, realizado na manhã desta segunda-feira, 23, no auditório Vladmir Herzog, centro de Vitória.

O evento reuniu representantes do Ministério Público e da Polícia Militar, a deputada estadual Camila Valadão e usuários e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial da Grande Vitória.

Durante o encontro, as coordenações temáticas prestaram contas das atuações na área da saúde mental e da defesa dos direitos da pessoa com deficiência e foram realizadas apresentações culturais de grupos formados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II de Vila Velha, também chamado de Caps Beija-Flor, apresentações das escritoras Danielle Cristina e Sunamita Gomes, usuárias do Caps Cidade (Cariacica) e umas das autoras do livro “A Arte do Inconsciente” e mostra obras de arte dos usuários Caps São Pedro (Vitória).

“A aproximação da Defensoria Pública com os usuários, profissionais e demais atores do serviço promove um constante direcionamento da atuação institucional, principalmente numa área tão sensível como a saúde mental. É importantíssimo dar vez e voz àqueles que continuam invisíveis e são excluídos da sociedade das mais diversas formas. A inclusão da pessoa com deficiência psicossocial é uma missão constitucional dada à Defensoria Pública, e é imprescindível que nossos assistidos entendam que esta é a casa deles!” destacou a defensora pública Geana Cruz, que fez participou da entrega de camisas da campanha nacional, “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”.