O V Concurso Público da Defensoria Pública do Espírito Santo será para provimento de 35 vagas de defensor e defensora pública. O certame, organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), não terá cadastro de reserva e a remuneração pode chegar a R$ 24.950, a partir de novembro deste ano.
Com a confirmação da empresa organizadora, o próximo passo é a divulgação do edital e do cronograma.
“A realização do concurso é fundamental para o cumprimento da Emenda Constitucional 80/2014, que determina a presença de defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais até o final de 2022”, explica o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista. A expectativa, segundo ele, é interiorizar o atendimento da Defensoria Pública, levando acesso à justiça para a maior quantidade possível de municípios do Estado.
Batista destaca que, desde 2019, a Defensoria Pública tem feito um trabalho bem-sucedido de valorização da carreira, evitando assim a evasão de defensores e defensoras públicas.
A FCC foi a banca organizadora do IV concurso para defensores públicos realizado em 2016, que teve validade até dezembro de 2019.