A partir desta segunda-feira (21), os moradores de Cariacica poderão agendar pelo WhatsApp os atendimentos com os defensores públicos. O município é o primeiro a receber o projeto Defensoria 4.0, que está previsto no Planejamento Estratégico 2019-2023 e utiliza a tecnologia para aproximar o cidadão da Instituição. A ideia é facilitar o acesso e acelerar o atendimento, utilizando o aplicativo de mensagens, que é gratuito.
Para utilizar o serviço é preciso ir pessoalmente até a unidade de atendimento em Cariacica, para fazer o cadastro no sistema da Defensoria e assinar um termo que autoriza o contato pela ferramenta. A Defensoria 4.0 funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo número (27) 3386.3015.
Segundo defensor geral do Estado, Gilmar Alves Batista, a implantação da Defensoria 4.0 será feita em etapas para que sejam corrigidos eventuais erros de operação. A primeira etapa consiste no agendamento e, para as próximas fases, está prevista a orientação jurídica e ampliação dos municípios onde a ferramenta passará a funcionar.
“Criamos uma Coordenação de Atendimento que está implantando o sistema e organizando os processos, para que possamos prestar um serviço eficiente ao cidadão. Nossa expectativa é que até o início do próximo ano o atendimento por aplicativo de mensagem esteja funcionando em toda Grande Vitória”, explica o defensor geral.
Segundo ele, Cariacica foi escolhida para receber o projeto piloto por ser a cidade com maior demanda por orientação jurídica gratuita. O município tem uma população estimada em 381.285 pessoas, segundo o IBGE, e, de janeiro a setembro de 2019, a unidade da Defensoria Pública da região atendeu 43.684 pessoas, com uma média de 4.853 pessoas beneficiadas por mês. Os temas relacionados ao direito de família são os mais demandados no município.
Passo a passo para agendamento pelo WhatsApp
Fonte: Comunicação DPES