Assembleia Legislativa promove sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública

28/05/2024

Assembleia Legislativa promove sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública

Em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio, a Assembleia Legislativa promoveu, nessa segunda-feira (27), sessão solene com homenagens a defensoras, defensores públicos e personalidades da sociedade civil com atuação voltada à defesa dos direitos da população. O evento, proposto pelo presidente da Casa de Leis, deputado Marcelo Santos, foi realizado no plenário Dirceu Cardoso, com transmissão ao vivo pela TV Ales.

Durante a sessão, foram entregues certificados de mérito em reconhecimento à notável contribuição na defesa do direito à justiça para todos os cidadãos, empenhando-se pelo ideal de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Para nós, é uma honra celebrar o compromisso e a dedicação dos defensores públicos. Representando o mais vulneráveis, fazem valer os direitos e a dignidade de cada indivíduo, muitas vezes enfrentando desafios significativos para assegurar que a justiça seja feita”, destacou o deputado Marcelo Santos.

Em seu pronunciamento, o parlamentar enfatizou o empenho da Casa de Leis na aprovação do projeto direcionado à restruturação e fortalecimento da Defensoria Pública Estadual e reforçou o compromisso de seguir trabalhando para viabilizar o atendimento na Defensoria em todo o Estado.

Também presente na sessão, o deputado Coronel Weliton fez uso da palavra destacando os desafios da Defensoria Pública no tocante à interiorização e ao déficit de defensores públicos, afirmando sua disposição em contribuir para a ampliação da instituição.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo (Adepes), Paulo Antônio Coelho dos Santos, também discursou na tribuna, momento em que parabenizou a classe pelo trabalho, salientando que, em 2023, foram realizados mais de meio milhão de atendimentos.

Com atuação reconhecida pelos parlamentares presentes, o defensor público-geral do Estado do Espírito Santo (DPES), Vinícius Chaves de Araújo, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Defensoria Pública para ampliar o acesso à Justiça aos hipossuficientes, como o atendimento itinerante e também aos sábados, e reconheceu a necessidade de aumentar a representatividade no Estado para atender a todos os que necessitam.

Paulo Antônio e Vinícius Araújo compuseram a mesa de honra, ao lado do corregedor-geral da DPES, Gilmar Alves Batista; da juíza de Direito e presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), Glícia Mônica Dornela Alves Ribeiro; do procurador do Estado e presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo, Gustavo Sipolatti; do promotor de Justiça e presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público, Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos; do procurador-geral da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Anderson Sant’Ana Pedra; e da defensora pública e Diretora Social, Cultural e de Esporte da Adepes, Luciana Beirigo Oliveira.

Clique aqui para ver as fotos da sessão solene.