A ANADEP, por meio de sua assessoria de comunicação, é finalista no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2020 (Conbrascom) na categoria Campanha Institucional de Interesse Público. A campanha nacional “Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela garantia dos direitos das mulheres” ficou entre as três melhores posições e concorreu com 22 projetos. A classificação dos premiados será divulgada no encerramento do seminário On-line Comunicação e Justiça, que será realizado nos dias 15 e 16 de outubro.
Ao todo, 198 trabalhos concorreram nesta edição do prêmio que conta com a participação de 43 instituições que integram o sistema de justiça de todo o Brasil. Além da ANADEP, a ADPERJ, APADEP, ADEP-MG e as Defensorias Públicas do Ceará, Rio de Janeiro e Bahia também possuem trabalhos concorrendo em diversas categorias.
Os finalistas de todas as categorias concorrerão ainda ao Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que contará também com votos dos participantes do seminário on-line durante o evento.
Para o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, o resultado já é uma vitória. Segundo ele, estar entre as três melhores campanhas dos sistema de justiça reconhece o trabalho de educação em direitos desenvolvido pela Associação Nacional em prol do acesso à justiça. “A campanha #EmDefesaDelas concorreu com 22 trabalhos de equipes de Tribunais, Ministério Público, Poder Judiciário e outras entidades congêneres. A assessoria de comunicação da ANADEP, mesmo tendo uma número menor de profissionais que o de outras entidades, tem desempenhado um papel fundamental que alia comunicação estratégica e integrada perante os diversos públicos da entidade. Foi uma campanha muito bem trabalhada, ao lado da Comissão dos Direitos da Mulher, que gerou um retorno de mídia de R$6 milhões para a Associação. Além disso, a Campanha adotou a flexão de gênero em seu slogan, algo ainda raro nas assinaturas de peças no sistema de justiça”, aponta o presidente.
O Conbrascom é considerado um dos principais concursos de boas práticas na área de comunicação institucional do sistema de justiça. Lançado em 2003, o prêmio visa contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços das assessorias de comunicação a partir do destaque de experiências bem sucedidas na área, reconhecendo e valorizando as práticas destinadas ao desenvolvimento da cidadania, à democratização das informações institucionais e à inclusão social. O Conbrascom é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ).
Fonte: Anadep