área restrita

ADEPES participa de reunião virtual com o presidente do TSE

11/08/2022

ADEPES participa de reunião virtual com o presidente do TSE

O presidente da ADEPES, Luis Gustavo de Gois Vasconcelos, participou de reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, ANADEP, representantes das Associações Estaduais e do DF e Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege).

Durante o encontro virtual, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, foi relatada a articulação das entidades para selecionar as defensoras e defensores públicos que atuarão nas zonas eleitorais junto à ANADEP.

A Associação Nacional é uma das entidades aptas a serem observadoras nas eleições gerais 2022, cuja participação na Missão de Observação Eleitoral é considerada um marco.

“É a primeira vez que há o envolvimento com sistema eleitoral. Este é um trabalho relevante, que fortalecerá a construção da atuação de defensoras e defensores públicos na seara eleitoral”, afirma a presidenta, Rivana Ricarte.

O ministro Fachin destacou o papel das Defensorias Públicas numa sociedade como a brasileira, em que ainda é preciso enfrentar desigualdades e discriminação.

Ressaltou o papel constitucional essencial que a categoria das defensoras e defensores realiza junto à população na luta pela conquista dos direitos sociais básicos previstos na Constituição Federal – entre eles, o direito de votar em eleições democráticas, transparentes e livres.

As entidades reiteraram o apoio ao trabalho do TSE e a confiança na integridade do sistema eletrônico de votação.