área restrita

Presidenta da Adepes recebe homenagem na Assembleia Legislativa

13/08/2019

Presidenta da Adepes recebe homenagem na Assembleia Legislativa

A presidenta da Adepes, Mariana Sobral, foi homenageada pelo Legislativo estadual durante sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (12) em comemoração ao Dia do Advogado.

A sessão foi proposta pelo deputado Hudson Leal (PRB) que, em seu discurso, pontuou que há uma preocupação de todos os deputados estaduais no sentido de fazer cumprir a Emenda Constitucional 80, aprovada pelo Congresso, que dá prazo até junho de 2022 para que todas as comarcas do país tenham uma unidade da Defensoria Pública.

Ao discursar para os homenageados, ele destacou a importância de o Poder Público garantir aos mais pobres o direito ao acesso à defesa nos processos judiciais. “Vamos unir forças para incluir no Plano Plurianual (PPA), que será votado aqui na Casa no final do ano, recursos suficientes para que todos os municípios capixabas tenham defensorias”, anunciou.

O deputado destacou ainda que, apenas 26 comarcas capixabas dispõem de defensorias públicas instaladas.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), Luiz Carlos Rizk Filho, considerou que a homenagem da Assembleia Legislativa aos profissionais do direito serve de reflexão para o papel dos advogados nos dias de hoje.

“O advogado tem de se colocar num papel conciliatório para que não se perpetue o ‘fla-flu’ (polarização política). Nossa classe tem o compromisso institucional de ensinar os cidadãos a respeitarem quem pensa diferente, quem tem outras opiniões”, avaliou.