área restrita

Pela primeira vez, eleição para Defensor Geral do Estado terá candidatura única

23/11/2020

Pela primeira vez, eleição para Defensor Geral do Estado terá candidatura única

Pela primeira vez na história da Defensoria Pública do Espírito Santo, a eleição para defensor público-geral do Estado terá candidatura única. Gilmar Alves Batista, atual defensor público-geral, é o único nome a compor a lista publicada hoje no Diário Oficial. A inscrição dos candidatos ocorreu entre 05 e 13 de novembro e o prazo para interposição de recurso segue até 27 deste mês.

Gilmar Batista foi defensor público-geral de 2011 a 2015, quando promoveu a organização administrativa da Instituição e sua expansão por todo Espírito Santo. Na gestão de 2019 a 2021, ele organizou a carreira de defensor público e está promovendo medidas para garantir o funcionamento da Instituição em meio a maior crise sanitária mundial da história moderna.

O pleito, marcado para o próximo dia 15 de dezembro, deverá ocorrer de forma eletrônica, conforme deliberação a ser feita pela Comissão Eleitoral composta pelo corregedor-geral, Vinícius Chaves de Araújo, (presidente), o subdefensor público-geral, Marcello Paiva de Mello (membro) e a defensora pública, Lígia Marchesi Homem (membro).

Sobre Gilmar Alves Batista

Mestrando em Administração pela Fucape/ES, Batista é especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Juiz de Fora/ MG. Também Cursou Criminologia Forense pela Universidad de Ciencias Empresales e Sociales, na Argentina e foi procurador municipal e consultor jurídico de diversos municípios mineiros.

Atuou como Defensor Público-Geral do Estado do Espírito Santo nos anos de 2011/2015, foi representante do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais no Mercosul, entre os anos de 2013 e 2015, e membro do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo. É professor, palestrante e escritor.

Batista é Defensor Público desde 2006 e titular da Segunda Defensoria Criminal Recursal (Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo).

 

Fonte: Comunicação DPES