21/01/2020

Mais de 600 mil pessoas foram beneficiadas pela Defensoria Pública em 2019

Em 2019, a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo atendeu 617.383 pessoas. A área mais demandada da Instituição foi a de família, com 240.258 atendimentos, seguida de cível e fazendário, com 214.673 atendimentos; infância, com 96.108 atendimentos, penal e execução penal, com 66.344 atendimentos.

O número de cidadãos beneficiados pelo trabalho da Instituição cresceu em relação a 2018, quando foram realizados 494.415 atendimentos. Segundo avaliação do defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, o aumento dos atendimentos se deve à forma organizada como a Instituição atuou no ano de 2019, em virtude do Planejamento Estratégico (PE).

Lançado em agosto de 2019, o PE está ancorado em dois grandes objetivos: o atendimento de excelência e a estruturação da carreira dos defensores públicos.  A primeira etapa de implantação dos projetos já está em andamento, como é o caso do Programa de Excelência no Atendimento.

Das ações previstas no programa, já está em curso o atendimento por aplicativo de mensagens (Defensoria 4.0) e aos sábados. Ambos estão na fase inicial de testes em Cariacica desde o mês de outubro.  A Defensoria 4.0 já prestou orientação jurídica inicial para cerca de 200 pessoas e o atendimento aos sábados beneficiou cerca de 60 pessoas até o momento.

“Estamos na fase inicial de implantação das ações e já podemos ver os resultados. Nossa meta é organizar a Defensoria Pública para que possamos levar orientação jurídica de qualidade a todas as partes do Estado. Não é uma meta fácil de alcançar, mas estamos caminhando rumo a ela com planejamento e revisão das ações”, afirma Batista.

 

Fonte: Comunicação DPES