área restrita

Diretoria da Anadep participa de live promovida pela Edepes

22/05/2020

Diretoria da Anadep participa de live promovida pela Edepes

O presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Pedro Paulo Coelho, e a vice-presidente da entidade, Rivana Ricarte, participaram nesta quinta-feira (21) de live promovida pela Escola Superior da Defensoria Pública do Espírito Santo (Edepes).
Durante o encontro virtual, que teve como tema “A importância do associativismo para a litigância estratégica e o advocacy”, o presidente destacou o trabalho realizado pelas Defensorias.
“As Defensorias Públicas estão vivenciando um momento muito bom, com atuação além da esfera jurídica. Como exemplos exitosos podemos citar a do Espírito Santo e a do Rio de Janeiro, com ações de advocacy que acabam surtindo efeitos muitos positivos para a sociedade”, disse.
No caso do Espírito Santo um trabalho que ganhou notoriedade no país foi a atuação em favor dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais.
Ao explicar a importância do associativismo fazendo o advocacy, Pedro Coelho relembrou a emenda constitucional 80 promulgada em 2014. “Se a Anadep não estivesse forte, atuando junto com as associações estaduais, a emenda constitucional 80 não existiria”, declarou.
Para a vice-presidente da Anadep, a palavra-chave para a litigância estratégica e o advocacy é planejamento. “Não tem como você pensar em litigância estratégica sem pensar em planejamento, mapear o problema, definir onde quer chegar, os caminhos que pode usar e quais as estratégias para isso. O trabalho de litigância é resultado de planejamento e atuação conjunta e diversas frentes de trabalho, ressaltou.
Ainda segundo Rivana, a associação vem contribuindo em muito na trajetória de construção dessa litigância. “Uma força conjunta faz com que as demandas tenham mais êxito”, frisou