área restrita

Defensoria Pública é a instituição mais confiável do sistema judiciário

03/12/2019

Defensoria Pública é a instituição mais confiável do sistema judiciário

Estudo sobre o Judiciário Brasileiro, lançado na última segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), aponta a Defensoria Pública como a instituição mais bem avaliada do sistema de justiça brasileiro.

Entre os entrevistados 59% afirmou confiar do trabalho da Defensoria. Em segundo e terceiro lugares aparecem o Tribunal Superior do Trabalho e Ministério Público com 55% e 53% respectivamente. O órgão também aparece no topo da lista das instituições mais conhecidas e bem avaliadas pela sociedade.

Para a presidenta da Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes), Mariana Andrade Sobral, a pesquisa é muito importante para as Defensoras e os Defensores Públicos do Espírito Santo.

“Mostra que a luta pela valorização da nossa instituição deve ser mantida e que a sociedade confia no trabalho desenvolvido, apesar de todas dificuldades e limitações. Com cerca de 70% dos municípios sem Defensoria Pública e com a alta evasão dos membros para outras carreiras, garantir acesso à justiça aqui no Estado tem sido um desafio”, declarou.

 

Crédito foto: Comunicação DPES