área restrita

Defensoria lança Coordenação de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres

31/10/2019

Defensoria lança Coordenação de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres

Foi lançada na manhã desta quinta-feira (31), em Vila Velha, a Coordenação de Proteção e Defesa das Mulheres, órgão institucional direcionado à proteção e efetivação dos direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade no Espírito Santo.

Na ocasião a coordenadora Cível e de Promoção e Defesa das Mulheres, Maria Gabriela Agapito, ressaltou a importância do trabalho integrado, árduo e contínuo de todas as instituições envolvidas no atendimento às vítimas de violência de gênero no Estado. A defensora pública destacou os esforços da Instituição para prestar o atendimento com sensibilidade e qualidade.

“A Defensoria tem que estar aonde ela se faz mais necessária que é onde as políticas públicas falecem. Temos que ser a voz de quem é por vezes inviabilizada pelo seu gênero e também temos que ter ouvidos bem atentos para compreender os seus interesses e direcionar nossos rumos”, afirma Agapito.

Para o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, a Coordenação foi criada para concentrar e organizar a atuação institucional na defesa dos direitos das mulheres. “Atualmente, a Defensoria Pública possui muitas frentes de trabalho nesta temática, com o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher, a Comissão da Mulher e as Varas de Violência. Nosso objetivo é reunir informação para atuar com eficácia, seja na defesa individual e coletiva, seja na articulação política para fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres”.

O evento contou com a presença de diversas entidades ligadas à promoção dos direitos das mulheres no Espírito Santo, entre elas a vereadora Patrícia Crizanto, a representante da Delegacia da Mulher de Vila Velha, delegada Caroline Valle, a gerente de Políticas para Mulheres, Alcenir Rocha, a representante da Secretaria da Mulher de Serra, Neuza Maria Aprígio, e a integrante do Fórum das Mulheres e da Marcha das Mulheres do Espírito Santo, Inês Simon.

Também estavam presentes a representante da Secretaria Municipal de Assistência Social de Vila Velha, Viviane Laiber, a representante da deputada estadual Iriny Lopes, Marcilene Pereira, a representante da Gerência de Proteção à Mulher da Secretaria de Segurança, Ana Tinoco, o secretário de Cidadania e Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, e o integrante do Laboratório de Estudo de Gênero, Poder e Violência da Ufes, João José Barboza.

 

Serviço

Coordenação de Proteção e Defesa das Mulheres

Endereço: Rua Pedro Palácios, 60, Ed João XXIII, sala 206, Cidade Alta, Vitória, ES – CEP 29.015-160

Telefone: (27) 3134-9500

E-mail: coordenacaomulheres@defensoria.es.def.br

Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem)

E-mail: nudem@defensoria.es.def.br

Comissão Especial de Estudos sobre Violência contra a Mulher

E-mail: comissao.mulher@defensoria.es.def.br

 

Fonte: Comunicação DPES