15/12/2020

Atual defensor público-geral do Estado tem mais de 85% de aprovação

Foi encerrado na tarde desta terça-feira (15) o processo eleitoral para o cargo de defensor público-geral do Estado. A votação aconteceu por meio eletrônico e o atual chefe da Instituição, Gilmar Alves Batista, recebeu mais de 85% dos votos válidos. Esta foi a primeira vez que a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo realizou uma eleição para seu cargo mais alto com candidatura única e por meio da internet. A eleição do atual defensor público-geral é para o biênio 2021-2023.

“É uma honra para mim estar à frente da Defensoria Pública do Estado, promovendo as mudanças necessárias e que colocam a nossa Instituição no caminho da valorização e do desenvolvimento sustentável. Este não é um trabalho unicamente meu, mas de um grupo comprometido e preparado que, diariamente, se dedica à melhoria contínua da Instituição. Ainda temos muito a fazer nos próximos anos e o apoio dos defensores e defensores públicas é muito importante para que a gestão siga firme em seu propósito”, afirma Batista.

O atual defensor público-geral esteve no cargo entre os anos de 2011 a 2015, quando promoveu a organização administrativa da Instituição e sua expansão por todo Espírito Santo. Na gestão de 2019 a 2021, elaborou o Planejamento Estratégico que possibilitou a realização de projetos importantes, entre os quais: a Defensoria 4.0, atendimento remoto ao cidadão; a organização da carreira de defensor público; a realização do primeiro mutirão carcerário eletrônico em conjunto com a Defensoria sem Fronteiras e a cobertura das varas criminais do Estado.

Sobre Gilmar Alves Batista

Mestrando em Administração pela Fucape/ES, Batista é especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Juiz de Fora/ MG. Também Cursou Criminologia Forense pela Universidad de Ciencias Empresales e Sociales, na Argentina e foi procurador municipal e consultor jurídico de diversos municípios mineiros.

Atuou como Defensor Público-Geral do Estado do Espírito Santo nos anos de 2011/2015, foi representante do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais no Mercosul, entre os anos de 2013 e 2015, e membro do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo. É professor, palestrante e escritor.

Batista é Defensor Público desde 2006 e titular da Segunda Defensoria Criminal Recursal (Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo).