área restrita

ANADEP promove assembleia geral, em Brasília

05/03/2020

ANADEP promove assembleia geral, em Brasília

A assembleia geral extraordinária da ANADEP promovida, nesta quarta-feira (4/3), em Brasília, iniciou com discussões sobre o cenário legislativo para 2020. O assessor parlamentar da entidade, Enrico Ribeiro, participou da reunião e falou sobre o panorama do Congresso Nacional neste ano.  Um dos pontos levantados foi o possível impacto da greve geral, prevista para ocorrer no dia 18 de março em todo o país. O movimento, que terá a adesão de profissionais de várias categorias, é uma resposta aos ataques do Poder Executivo ao funcionalismo Público. Ainda foram tratados os temas da reforma administrativa e das PECs que reduzem salários e jornadas de trabalho, como a PEC 186/2019 e PEC 188/2019, respectivamente.
O presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, apresentou as emendas produzidas pela entidade às propostas e explicou que a Associação endossará o movimento encampado pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que organizará atos na esplanada dos ministérios ao lado das entidades afiliadas. “Temos atuado para defender não só os direitos da própria carreira, mas de todos os cidadãos. A nossa articulação tem buscado sensibilizar os parlamentares para os efeitos nefastos de tais projetos sobre a população mais vulnerável, diante da imensa desigualdade social, regional, de renda e de gênero do nosso país. Será um desmonte do serviço público e a precarização dos serviços oferecidos”, argumentou.
As defensoras e defensores públicos discutiram sobre outros assuntos do âmbito legislativo, jurídico, entre outros temas de interesse da categoria, como a organização de pesquisas produzidas pela ANADEP, o enfrentamento às reformas da Previdência estaduais, plano de saúde e a segunda edição do projeto ANADEP Inova. Houve também a escolha da sede do lançamento da Campanha Nacional 2020, que ocorrerá em Salvador, no dia 8 de maio.
Participaram da AGE representantes da ADPACRE, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEC, ADEP-DF, ADEPES, ADPEMA, AMDEP, ADEP-MS, ADEP-MG, ADEPEPE, APIDEP, ADPERJ, ADPERGS, ADPESE e ADPETO.